Histórico e origem da raça
O Poodle também é chamado como Caniche. Antigamente o Poodle era utilizado para a caça de pássaros aquáticos, por esse motivo também ficou conhecido como “chien à cane (pato)”, ou seja, cão de caça de patos ou ainda “canichom”. Além de todos esses nomes, ele ainda era conhecido como “cão carneiro”, por causa do aspecto do seu pêlo.
Conforme Buffon, a origem dos Poodles seria Africana, com descendência do Barbet da África do Norte, no qual foram introduzidos pelos Árabes na península Ibérica, onde ocorreu cruzas com o Cão d’água português, com isso os Poddles ficaram muito famosos na Europa, instituindo então sua origem na França.
Em 1936 a F.C.I reconheceu oficialmente a raça, e estabeleceu a França como seu país de origem. No ano de 1922, em Paris, foi criado o primeiro clube de Poodles.
Inicialmente os Poodles eram considerados apenas cães de caça d’água, mas logo após obteve sua fama e tornou-se oficialmente “cão de Madame”, após tornou-se cão de salão, pelo Luiz XV, e em seguida foi miniaturizado, através dos comandos de Luiz XVI.
Hoje os Poodles são distinguidos em quatro categorias diferentes, de acordo com seu tamanho.
O Grande Poodle foi deixado um pouco de lado, com o surgimento dos Poodles de pequeno porte.
A Grande popularidade desses cães atingiu seu auge nos séculos XIX e XX. Nesta época eles se adaptaram muito bem a diversos estilos de vida, como circos, caça, divertimento, companhia.
O Poodle foi o cão de companhia mais popular no mundo todo. Mas a grande procura a essa raça levou a espécie a detrimento da qualidade.
- Raça: Poodle
- País de origem: França
- Nome original: Caniche
- Utilização: companhia
- Porte: Micro, Toy, Médio e Grande
- Necessidade de exercícios diários: Média/Alta
- Adestrabilidade: Alta
- Expectativa de vida: 12 a 15 anos
- Temperamento: Fiel, inteligente, dócil
- Grupo 9
- Ranking da inteligência: 2º posição
Temperamento
Conhecido por sua fidelidade e treinamento fácil. Muito ativo, alegre, esportivo. É um cão mega extrovertido e sua alegria encanta a todos.
É muito inteligente e esperto. Adapta-se muito bem a qualquer estilo de vida, tanto em cidades, como a vida no campo. É muito social e adora crianças.
O Poodle ainda conserva algumas qualidades como cão de caça, normalmente nada muito bem e possui um foro bem desenvolvido.
A educação dos Poodles deve ser muito firme, caso contrário ele poderá causar alguns problemas, principalmente pelo fato de ser um cão muito inteligente, sendo classificado em Segundo lugar no livro da “Inteligência dos cães” de Stanley Coren.
Peso
Poodle grande: Pesando aproximadamente 22Kg. Atura acima de 45cm até 60cm.
Poodle Médio: Pesando aproximadamente 12Kg. Altura acima de 35cm até 45cm.
Poodle Anão (Toy): Peso aproximado 7Kg. Altura acima de 28 cm até 25 cm.
Poodle Miniatura (Micro Toy): Inferior a 7 Kg. Altura ideal é de 25cm. Mas pode varias de 24cm até 28cm.
Pelagem
Deve ser escovada seguidamente para evitar formações de nós.
Poodle de pelos cacheados: Quantidades de pelos em abundancia, com textura fina, lanosa, bem ondulados e com elasticidade. Espesso, farto, com comprimento uniforme, formando cachos.
Poodle de pelos Encordoado: Quantidades de pelos em abundancia, com textura fina, lanosa e fechado, formando cordões , medindo no mínimo 20cm.
Cores
Preto, marrom, branco, cinza e abricó (amarelo).
As cores marrom, cinza e abricó devem ser uniformes.
Curiosidades
Um pequeno Poodle japonês, com pelagem branca, foi eleito no ano de 2007 o cão mais belo, em um concurso do México. Ele venceu mais de 500 competidores.
Padrão da raça Poodle, conforme a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA.
CABEÇA: distinta, retilínea, proporcional ao tronco.
A cabeça deve ser bem cinzelada, sem ser pesada, mas igualmente sem refinamento excessivo.
REGIÃO CRANIANA
Crânio: sua largura é inferior à metade do comprimento da cabeça. O crânio visto de cima, apresenta um aspecto oval e de perfil, ligeiramente convexo. Os eixos do crânio e do focinho são ligeiramente divergentes.
Arcadas Super ciliares: moderadamente salientes, revestidas de pelos longos.
Sulco Frontal: largo entre os olhos, estreitando se em direção ao occipital, que é bem marcado. Nos Poodles Toy, o occipital pode ser menos marcado.
Stop: pouco marcado.
REGIÃO FACIAL
Trufa: desenvolvida, com perfil vertical; narinas abertas. Trufa preta nos exemplares pretos, branco e cinzas; marrom, nos exemplares marrons; nos exemplares abricós ou fulvo avermelhado a trufa é marrom ou preta.
Focinho: perfil superior bem retilíneo, seu comprimento em torno de 9/10 do comprimento do crânio. Os ossos laterais do maxilar inferior são quase paralelos. De aspecto sólido. O perfil inferior do focinho é delineado pela mandíbula e não pelo bordo do lábio superior.
Lábios: moderadamente desenvolvidos, bastante secos, de espessura média; o lábio superior pousa sobre o inferior, sem ultrapassá-lo. Pretos, nos exemplares pretos, brancos e cinzas; marrom, nos exemplares marrons. Nos exemplares abricós e fulvo avermelhados, são marrons mais ou menos escuros ou pretos. As comissuras labiais não devem ser evidenciadas.
Maxilar e Dentes: articulados em tesoura. Dentes sólidos.
Bochechas: Não salientes, se ajustando à estrutura óssea. Arcadas suborbitárias cinzeladas e pouco pronunciadas. Arcadas zigomáticas muito pouco salientes.
Olhos: de expressão fogosa, inseridos no nível do stop e ligeiramente oblíquos. De forma amendoada. Pretos ou marrons escuros. A orla das pálpebras confere aos olhos uma forma amendoada. Nos exemplares marrons, os olhos podem ser de cor âmbar escuro.
Pálpebras: Borda das pálpebras preta nos exemplares pretos, marrons, brancos e cinzas; marrom nos exemplares, marrons. Nos abricós ou fulvo avermelhados, marrom ou preto.
Orelhas: bastante longas, portadas pendentes ao longo das faces, inseridas no prolongamento de uma linha traçada, da parte superior da trufa e passando sob a comissura externa do olho; planas, alargando-se após a inserção e arredondadas nas extremidades, recobertas por pelos ondulados e muito longos. A cartilagem da orelha deve alcançar a comissura labial.
PESCOÇO: sólido, ligeiramente arqueado após a nuca, de comprimento médio, bem proporcionado. Cabeça portada alta e orgulhosa. Sem barbelas, de seção oval. Seu comprimento é ligeiramente inferior ao da cabeça.
TRONCO: bem proporcionado. O comprimento do corpo é ligeiramente superior à altura na cernelha.
Cernelha: moderadamente desenvolvida.
Dorso: curto. Linha superior harmoniosa e bem firme. A altura da cernelha ao solo é sensivelmente igual à altura da garupa ao solo.
Lombo: firme e musculoso.
Garupa: arredondada, sem ser caída.
Antepeito: a extremidade do esterno deve ser ligeiramente saliente e situada bem alta.
Peito: descido até a altura dos cotovelos; sua largura é igual a 2/3 da altura. Nos Poodles Grandes, o perímetro torácico, medido atrás das escápulas, deve ser superior, em pelo menos, 10 cm, a altura na cernelha. Peito de seção oval, largo na parte dorsal.