O Border Collie é uma raça muito esperta e altamente treinável. São considerados os cães mais inteligentes dentre as raças caninas. De fato, nos Rankings de inteligências caninas, os Bordes Collie sempre estão liderando as posições.
Além do Border, o pastor alemão e o poodle, estão entre as raças mais inteligentes. Porém o nosso queridinho Border Collie é considerado como o cientista astronômico do mundo canino.
Apesar dessas características incríveis, pense bem antes de ter um cão desses como cachorro doméstico. Essa raça necessita de muito treinamento e atividade, caso contrário, irá deixar você maluco, afinal eles odeiam donos que sejam preguiçosos. Nessa situação, ele vai destruir tudo o que você tiver dentro ou fora de casa, como forma de diversão e atividade. Por isso muitas vezes os Border acabam se tornando cães altamente destrutivos.
O Border Collie possui em seu DNA o instinto de líder, adora o trabalho, é altamente sociável, alerta e receptivo.
São muito ativos, adoram correr, perseguir outros animais e pastorear. Seus estímulos mentais estão sempre alertas e prontos para um novo desafio.
São donos de uma concentração extraordinária, normalmente quando se fixam em algo, dificilmente sua concentração é rompida. Usam o olhar para deixar sua presa intimidada. Seu alto nível de inteligência é a chave do sucesso do cão pastor ideal.
Os Border Collie possuem a capacidade de realizar inúmeras tarefas complexas, indiferentemente se for com humanos ou independentemente.
Não são recomendados para apartamentos. Necessitam de um espaço grande e amplo.
A estrutura muscular é redirecionada para a resistência e velocidade. Suas características físicas fazem a sua rápida movimentação, encontrando ligeiramente uma posição agachada, assim quando estiverem pastoreando, sempre estarão em vantagem. Essa posição só é possível por causa do espaço existente entre o topo de suas escápulas.
Ficha da Raça:
- Raça: Border Collie
- País de origem: Grã-Bretanha
- Utilização: Pastoreiro e companhia
- Porte: Médio
- Necessidade de exercícios diários: Alta
- Adestrabilidade: Alta
- Expectativa de vida: 13 a 16 anos
- Temperamento: Equilibrado, inteligente, sociável, alerta.
- Grupo 1
- Ranking da inteligência: 1º posição
Histórico e origem da raça:
No século XIX, a raça teve suas origens na Inglaterra e na Escócia.
Os pastores destas regiões fizeram cruzas de seus cães por diversas gerações, resultando em um cão pastoreio perfeito.
As primeiras referências da raça foram relatadas em 1570.
Em 1915 o terno Border Collie foi usado pela primeira vez. A palavra Border significa fronteira; e o termo Collie não é oficialmente conhecido. Más alguns acreditam que Collie significa “leal”, ou também pode ser o nome de uma raça de ovelhas escocesas.
No ano de 1906 foi definido o primeiro padrão da raça. Em 1915 a raça foi oficialmente nomeada como Border Collie, pois até então a raça era conhecida como Sheepdog.
Algumas imagens de trabalhadores, gravadas na madeira, com a data de 1800, mostram juntamente alguns cães que lembram Border Collie.
A rainha Vitória tornou-se uma grande admirada da raça.
Saúde:
Displasia e problemas nos olhos. Mas no geral são saudáveis
Pelagem:
Fácil manutenção, porém precisa de escovação frequentemente.