Os Lhasa Apso são muito parecidos com os Shih Tzu, a maioria das pessoas no geral se enganam entre essas duas raças. Mas, no entanto os temperamentos de ambas são muito diferentes.
Lhasa é considerado um excelente cão de companhia, é equilibrado, com caráter alegre, muito seguro e desconfiado com estranhos. Sua audição é apuradíssimo, capaz de escutar barulhos que ninguém esteja ouvindo. Pelagem Longa e extravagante, os Lhasa Apso são donos de uma beleza exorbitante.
Origem:
O Lhasa Apso teve sua origem no antigo Tibet, muitos acreditam que essa raça tenha surgido após cruzamento do Terrier do Tibet e o Spaniel Tibetiano. Esses cães eram exclusivos dos monges e nobres tibetanos e somente os melhores da raça iriam morar no interior do Palácio de Potala, no qual era a residência oficial do Dalai Lama, ele considerava os animais como sagrados e jamais poderiam ser vendidos. Os cães apareciam quando havia algum evento e eram apresentados em forma de agradecimento. Por isso o povo acreditava que os Lhasas eram a verdadeira encarnação de antigos monges. Lhasa é a capital do Tibet e Apso seria um dizer do vocabulário Tibetano raspso, que tem o significado de Cabra, que se refere à textura da pelagem que é áspera como a desse animal.
O Americano C. Suydam Cutting trouxe o Lhasa para o Ocidente em 1930. Mas no Brasil essa raça sã chegou em torno de 1966, trazida pelo criador Denis Duveen.
Atualmente o Lhasa Apso é um cão de companhia, mas nos seu passado, eram considerados os cães sentinelas no interior dos palácios. Motivo no qual até hoje possui audição apuradíssimo e seu temperamento é mais reservado com pessoas desconhecidas.
Temperamento:
Tem cara de manhoso e de ser um cão de colo, gosta de dormir do lado do dono, muitos deles preferem a cama do dono a sua caminha. Mas nem sempre é assim, isso varia de cão para cão. São cachorros com temperamento forte, independentes, corajosos (apesar do seu tamanho) e teimosos. Adora brincadeiras, passear, fazer pequenas caminhadas, gosta de aventuras. O Lhasa Apso é muito desconfiado com pessoas estranhas.
O Lhasa é um cachorro com um dono só, no qual o próprio cão escolhe o seu dono. Essa raça é muito carinhosa e afetuosa, não poupa esforços para agradar seu dono e as pessoas do seu convívio. Porém sempre deixando bem claro quem é o seu dono ou seu predileto.
- Raça: Lhasa Apso
- País de origem: Tibet
- Nome original: Lhasa Apso
- Utilização: companhia.
- Porte: Pequeno
- Necessidade de exercícios diários: baixo/médio
- Temperamento: Equilibrado, corajoso, independente.
- Adestrabilidade: Média/Alta
- Grupo: 9
- Ranking da inteligência: 68º
Cuidados:
É um cão ativo, apesar de ser de pequeno porte, mas deve se ter cuidado com os excessos de brincadeiras ou caminhadas muito longas. É um cachorro indicado para apartamentos, ou de dentro de casa, pois não são preparados para viverem na rua ou em quintal de casa.
Pelagem:
O seu longo e lindo pêlo deve ser penteado diariamente ou em torno de 4 vezes por semana. Antes do banho sempre desembarace os pelos para não formarem nós, usando sempre shampoo e condicionar adequados. Deve ser usado uma rasqueadeira ou pente, jamais com bolinhas nas pontas, pois pode embaraçar os pelos.
Saúde:
- Algumas preocupações: Luxação da patela, Entrópio, distiquíase, Hipoplasia renal.
- Vistos Ocasionalmente: CHD (Displasia canine do Hip)
- Exames sugeridos: Olhos e joelhos
- Expectativa de vida: 12 – 14 anos.
- Tamanho médio: Alt: 25-27 cm. Peso: 5 a 7 Kg (machos são um pouco menores que as fêmeas)
Padrões da raça conforme FCI (Fédération Cynologique Internationale)
APARÊNCIA GERAL:
Bem balanceado, robusto com pelagem abundante, massem excessos.
PROPORÇÕES IMPORTANTES: o comprimento da ponta dos ombros até aponta do ísquio deve ser maior que a altura na cernelha.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: alegre e seguro de si. Alerta, estável, mas indiferente com estranhos.
CABEÇA: pesada, guarnecida por pelos com boa queda sobre os olhos; mas que não interfiram na capacidade do cão enxergar. Bons bigodes e barba.
REGIÃO CRANIANA
Crânio: moderadamente estreito, caindo atrás dos olhos, não totalmente plano, mas também, não abobadado ou em forma de maçã.
Stop: médio.
REGIÃO FACIAL
Trufa: preta.
Focinho: com aproximadamente 4 cm, mas não quadrado.
Maxilares / Dentes: os incisivos superiores se fecham ajustados atrás dos incisivos inferiores, isto é, mordedura em tesoura invertida. Incisivos em uma linha tão larga ereta quanto possível. É desejável uma dentição completa.
Olhos: escuros. De tamanho médio, inserção frontal, ovais, nem grandes, nem cheios, nem pequenos, nem profundos. Nenhum branco visível abaixo e acima.
Orelhas: pendentes e com franjas abundantes.
PESCOÇO: forte e bem arqueado.
TRONCO: equilibrado e compacto.
Dorso: nivelado
Lombo: forte
CAUDA: inserida alta, portada bem acima do dorso, mas não como um gancho. Freqüentemente com um nó na ponta. Bem franjada.
ANTERIORES
MEMBROS
Ombros: bem colocados para trás.
Antebraços: retos, bem guarnecidos por pelos.
Patas: redondas, pés de gato, com almofadas firmes. Bem franjadas.
POSTERIORES
Aparência geral: bem desenvolvidos com bons músculos. Boa angulação. Bem guarnecidos por pelos.
Jarretes: vistos por trás, paralelos e não muito próximos um do outro.
Patas: redondas, pés de gato, com almofadas firmes. Bem franjadas.
MOVIMENTAÇÃO: livre e desenvolta.
PELAGEM
Pelo: pelagem externa longa, reta, pesada, áspera. Nem lanosa, nem sedosa. Subpelo moderado. A pelagem nunca deverá impedir a movimentação.
COR: dourado, areia, mel, cinza escuro, ardósia, de fumaça, particolor, preto, branco ou amarronzado. Todas são igualmente aceitáveis.
TAMANHO
Altura ideal na cernelha: 25 cm para os machos; fêmeas ligeiramente menores.
Curiosidades:
Dos cães de pelagem longa, o Lhasa Apso é uma das únicas raças mais independentes, não fica exigindo a atenção do dono 24 horas por dia, ou seja, ficam bem por horas sozinhas. Esse é um dos motivos no qual essa raça é indicada para pessoas que ficam bastante tempo fora de casa, relembrando que ninguém ou nenhum animal gosta de solidão.
Um exemplar da raça Lhasa Apso ganhou o concurso da cadela mais bonito do mundo do ano de 2012, a cadela chamada Elizabeth ganhou de mais de 21 mil cães. O concurso chamado “Crufts” acontece no Reino Unido, é considerado o maior concurso de beleza canina.