Fox Terrier de pelo liso
O Fox Terrier é considerado o cavaleiro do grupo dos terrier.
Possui porte médio, com aparência destemida e encantador. É um legitimo caçador nato. Está sempre preparado e pronto para um desafio.
O Fox Terrier não é uma raça muito popular no Brasil. Mas nos EUA e Europa o Fox terrier de pelo liso é uma raça muito popular.
Origem e história da raça
Ambas as variedades do Fox terrier (pelo liso e pelo duro) são de origem Britânica. Acredita-se que sua existência vem dos mesmos cães originados do Bull Terrier e Black and Tan Terrier.
A uniformidade do tipo desta linhagem foi estabelecida no final de 1800. O padrão original do Fox terrier foi elaborado em 1876.
O Fox terrier é considerado o mais alerta e vivo dos terrier.
É um cão que está sempre pronto para lidar com ratos, coelhos e principalmente raposas. É capaz de aguentar grandes quantidades de exercícios diários.
Acredita-se que no inicio a raça era uma caçadora de raposas.
- Raça: Fox Terrier Pelo Liso
- País de origem: Grã-Bretanha
- Nome original: Fox Terrier (Smooth)
- Utilização: Caça e cão de companhia.
- Porte: Médio
- Necessidade de exercícios diários: Alta
- Adestrabilidade: Alta
- Expectativa de vida: 13 a 15 anos
- Temperamento: Amigável, destemido e sociável.
- Grupo 3
- Ranking da inteligência: 40º posição
Características
Com temperamento alegre e destemido, é um cão muito ativo e amigável. É um cachorro muito rápido, apesar do seu tamanho é considerado forte, inteligente e muito ágil. Adapta-se bem a apartamentos, porém necessita de passeios e atividades diárias. No geral é um cão rústico, com resistência, enérgico e incapaz de ficar inquieto.
Tamanho do Fox Terrier Pelo liso
Altura: 39 cm
Peso do macho: 7.5 a 8 Kg
Peso da fêmea: 7 a 7.5 Kg.
Pelagem
Curta e lisa com predominação da cor branca. Mas possuem marcações na pelagem com a cor preta ou castanha.
Fácil de cuida e de manter.
Curiosidades
O Fox terrier de pelo liso já foi estrela dos quadrinhos pela série de ficção de historias em quadrinhos conhecida como As aventuras de Tintimo. O MILU era o fiel amigo e inseparável parceiro do seu companheiro Tintim. Na história, MILU cometia algumas trapalhadas devido a sua gula. Mesmo assim o cãozinho sempre salvava Tintim das encrencas.
Padrão da raça do Fox Terrier de pelo liso, conforme a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA.
CABEÇA
REGIÃO CRANIANA
Crânio: plano, moderadamente estreito. Diminuindo gradualmente na largura em direção aos olhos.
Stop: pouco aparente.
REGIÃO FACIAL
Trufa: preta.
Focinho: maxilares, superior e inferior, fortes e musculosos, diminuindo ligeiramente abaixo dos olhos. Esta parte do focinho deve ser moderadamente cinzelada, mas, de maneira a não descer em uma linha reta como uma cunha. Maxilares / Dentes: maxilares fortes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura.
Bochechas: nunca cheias.
Olhos: escuros, moderadamente pequenos, os mais redondos possíveis mas não proeminentes. Expressão viva e inteligente.
Orelhas: pequenas, em forma de “V” e caídas para a frente junto às bochechas, não pendentes nas laterais da cabeça. As dobras das orelhas devem estar acima da linha do crânio. O couro das orelhas é de espessura moderada.
PESCOÇO: limpo e musculoso; sem barbelas, de bom comprimento e alargando gradativamente em direção aos ombros.
TRONCO
Dorso: curto, plano e forte sem flacidez.
Lombo: poderoso, levemente arqueado.
Peito: profundo, não largo. Costelas anteriores moderadamente arqueadas; costelas posteriores profundas.
Cortada: de inserção alta e portada alegremente, mas não sobre o dorso ou curvada. De boa força.
Não Cortada: de inserção alta e portada alegremente, mas não sobre o dorso. Tão reta quanto possível. A cauda de comprimento moderado para dar equilíbrio ao cão.
MEMBROS
Ombros: longos e inclinados, colocados bem para trás e afinando nas pontas. O contorno da cernelha é claramente definido.
Antebraços: vistos por qualquer ângulo, devem ser retos, mostrando uma ligeira ou quase nenhuma angulação de anteriores. Devem apresentar uma forte ossatura.
Patas: pequenas, redondas e compactas. Almofadas duras e resistentes; dedos moderadamente arqueados e não virando nem para dentro, nem para fora.
Posteriores:
Aparência geral: fortes e musculosos, completamente livres de inclinação ou curvatura.
Coxas: longas e poderosas.
Joelhos: bem angulados.
Metatarsos: jarretes bem descidos.
Patas: pequenas, redondas, compactas. Almofadas duras e resistentes; dedos moderadamente arqueados e não virando nem para dentro, nem para fora.
MOVIMENTAÇÃO: anteriores e posteriores portados direcionados para a frente e paralelos. Os cotovelos movimentam-se perpendicularmente ao corpo, trabalhando livremente nas laterais. Joelhos não virando nem para dentro, nem para fora e os jarretes não ficam próximos um do outro. A boa propulsão é proveniente da boa flexibilidade dos posteriores.
PELAGEM
Pelo: reto, assentado, liso, duro, denso e abundante. O ventre e a parte interna das coxas não são desprovidas de pelo.