O Boxer é um Cão que nunca cresce, não estamos nos referindo ao seu tamanho, mas sim a sua personalidade, sempre será um cachorro brincalhão, como se fosse um eterno filhote.
A brincadeira preferida dos Boxer é brincar com bolas, independente do tipo ou tamanho, são literalmente apaixonados por bolas
O nome Boxer já diz tudo, são cachorros que adoram levantar nas patas traseiras, boxear e brincar. Amam correr com sua família, pois possuem muita energia para gastar. Essa raça é uma ótima opção para casais novos e famílias com muita energia.
Origem e histórico da raça:
O boxer é de origem Alemã, foi criado no século XIX por cinófilos alemães, o objetivo do cruzamento era a obtenção de cães do tipo antigo, estilo Bulldog Inglês e Bullembeissen, no qual ambas as raças possuem características homogêneas e elegantes.
Aproximadamente em 1890, um cachorro com as características atuais do Boxer, se apresentou na Alemanha, em uma cidade chamada Munich, no qual ocorreu o acasalamento entre esse Boxer e um antigo Bulldog. Devido a esta cruza, o resultado obtido foram cães com queixo desenvolvido, orelhas altas e ossos fortes. Após outros cruzamentos, consequentemente foram eliminando os excessos de cor branca, proveniente do Bulldog, e conseguiram obter a coloração desejada, que seria o louro e o dourado claro. Reduziram também a robustez e conformação pesada, atingindo o objetivo de uma conformação mais ágil e elegante.
O Bullendeisser era um cachorro com pelagem dourada ou tigrada e sua constituição era maciça, com cabeça grande e musculatura exagerada.
O primeiro Clube do Boxer em Munich foi fundado em 1896, a partir disso os formadores chegaram à conclusão que deveriam eliminar por completo as características do bulldog, pois poderia desvalorizar o Boxer perfeito, buscando fixar o dourando e o tigrado como padrão e o branco em detrimento.
Após mais de um século para o aperfeiçoamento da raça, o resultado de tudo é um cão elegante, harmonioso e muito potente.
Temperamento
São cachorros com um bom temperamento, isso representa que eles não serão um desafio na hora de treiná-los. São cães adoráveis que normalmente adoram todo mundo. Possui estrutura forte e é muito enérgico, o boxer é um verdadeiro atleta.
é um cachorro muito amável pelo seu jeito doce e brincalhão. São ativos e cheios de energia, adoram pular em tudo que vêem. Mas também são sensíveis, curiosos, divertidos, trabalhador, calmo, inteligente e corajoso. São verdadeiros guardas leais e amigos divertidos, estão sempre prontos para agradar seus donos.
É um cachorro grande e forte, mas nem por isso significa que ele seja agressivo, muito pelo contrario, são dóceis e felizes.
- Raça: Boxer
- País de origem: Alemanha
- Nome original: Deutscher Boxer
- Porte: Médio
- Necessidade de exercícios diários: Alto.
- Temperamento: Dócil, brincalhão, desconfiado com estranhos.
- Adestrabilidade: Média/ Alta
- Utilização: Companhia, guarda e trabalho.
- Grupo: 2
- Ranking da Inteligência: 48 º
Saúde:
Apesar de possuírem um alto nível de energia, eles têm a maior incidência de câncer dentre todas as raças. Infelizmente muitos Boxer têm a vida encurtada por um câncer ou problemas de coração. Devem ser realizados exames regulares e garantir que o cão se exercite bastante.
Garanta uma atenção em especial aos joelhos e articulações, devido ao seu porte grande e gostar muito de pular.
Aparência geral:
É mundialmente conhecido por te um corpo com uma bela simetria, músculos bem definidos, às vezes da a impressão que seus músculos foram esculpidos de tanta perfeição.
Cuidados: sempre limpar as dobras do rosto.
Pelagem:
Curta e brilhante, caindo uniformemente em todo corpo. Pelos curtos e fáceis de cuidar, facilitando assim a higiene.
Cor:
A cor do Boxer reconhecido pelos padrões da raça oficial seria o dourado e o tigrado. No continente os boxer com pelagem branca e negra já começaram a ser criados, a expectativa é que essas cores também entram no padrão da raça oficial em breve.
Tamanho:
Machos adulto medem entre 55,9 e 53, 5 cm de altura.
Fêmeas adulta: 53,3 e 58,4 cm de altura.
Cabeça: A beleza da cabeça dos boxer varia da harmonia entre o focinho e o crânio. O focinho deve medir 11/3 da distância do occiptal a ponta do nariz.
Olhos: Castanho escuro, não muito pequenos, nem protuberantes e profundos.
Orelhas: Inseridas no ponto mais ato de cada lado do crânio. Quando estão alertas as orelhas ficam eretas.
Crânio: a parte mais alta do crânio é arqueada, não deve ser arredondado nem achatado ou largo.
Focinho: proporcional em largura e ao comprimento do crânio. Não é pontudo, nem estreito, curto raso. O nariz deve ser largo e preto.
Pescoço: redondo
Corpo: O peito deve ser largo, o antepeito é profundo, bem definido e visível de lado.
Curiosidades:
O boxer é como uma criança de 3 anos que nunca cresce. Existe até uma piada para os boxer: “quantos Boxer são necessários para trocar uma lâmpada? Não importa, porque eles irão perseguir seus brinquedos até mesmo no escuro”
Os Boxer são a 6º raça mais registrada no Kannel Clube Americano.
No Geral possuem línguas enormes, mas a maior língua de um cachorro já registrado é de uma cabela Boxer, sua língua mede 46 Cm. Quando filhote a língua desta cadela já era do tamanho de um boxer adulto, e conforme crescia sua língua aumentava de tamanho também.